Pesquisar

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

"Dificuldade dos profissionais na tabulação manual dos boletins de vacinas"

 O APLITAB-VACINAS, é um aplicativo para tabulação de boletins mensais de vacinas. Foi criado pelo estudante de enfermagem Diego Daniel S. Pereira, onde no  seu estágio na Secretaria Municipal de saúde do município de São José dos Pinhais no departamento de Vigilância Epidemiológica desenvolvia seu trabalho  realizando a correção e digitação dos boletins mensais de vacinas. Percebeu que a dificuldade dos profissionais realizar a tabulação de dados  nos boletins mensais de vacinas era muito alta, e assim para facilitar o profissional na realização desta tabulação de dados no boletim, criou o aplicativo para tabulação de boletins mensais de vacinas.
Primeiramente para entender com mais clareza vamos falar um pouco sobre o SI- PNI (Sistema de informação do Programa Nacional de Imunizações) ele é composto por  três sub-sistemas;


  • SI-EDI (Estoque e Distribuição de Imunobiológicos)  é um sistema de controle de estoque, com toda riqueza de detalhes que se presta uma ferramenta dessa natureza. É para ser utilizado nas redes de frio

Figura 1: Sistema EDI
  • SI-AIU (Apuração de Imunobiológicos Utilizados) é uma ferramenta de controle de informações destinada originalmente para contabilizar as perdas existentes em toda rede de frio e salas de vacinações. As perdas físicas são quantificadas diretamente e a perda técnica é calculada a partir da subtração da quantidade de doses utilizadas (quantidade de doses abertas para o procedimento de vacinação) pelas doses aplicadas, fornecidas pelo sistema API.



Figura 2: Sistema SI-AIU

  • SI-API (Avaliação do Programa de Imunizações) é uma ferramenta que registra as doses aplicadas nas vacinações de rotina e nas campanhas, por faixa etária e imunobiológico, além de calcular a Cobertura Vacinal e Taxa de Abandono.


Figura 3: Sistema API

   O API obteve uma adesão em todo o país por ter sido confeccionado em parceria com os três níveis de gestão e pela parceria permanente com o DATASUS. Nos dias de hoje, restam 290 municípios que ainda não foram informatizados e utilizam os boletins de registro de doses aplicadas, padronizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Os dados são coletados nas salas de vacinas, que seguem um fluxo hierárquico de complexidade crescente até o nível federal.

   Vários fatores podem contribuir para existência de erros de registro no API que comprometem a garantia de dados confiáveis para a avaliação epidemiológica das doenças imunopreveníveis: preenchimento incorreto dos boletins de registro de doses aplicadas nas salas de vacina; desconhecimento da atualização de normas e procedimentos pela equipe técnica local; a não realização de avaliação do boletim anteriormente à sua consolidação e digitação no sistema; incorreção na digitação dos dados no API, integridade da base de dados não preservada por alterações internas indevidas; utilização de versão e de boletins desatualizados.

   O registro nos instrumentos de coleta de dados (boletins do SIAPI) de cada dose de vacina aplicada, realizado pelos profissionais de imunização, tem importância fundamental para obtenção de informações corretas e digitação adequada no SI- API. É imprescindível que as normas de registro sejam seguidas a risca para evitar erros que comprometem a avaliação da situação de imunização da população.

Boletim mensal de doses aplicadas – é a transcrição do consolidado dos dados registrados nos mapas diários ou censos vacinais por posto de vacinação, seja ele público ou privado.

   A grande dificuldade dos profissionais na tabulação dos dados do boletim  mensal de vacina. Colocam em campos restritos como por exemplo BCG maior de 1 Ano, 1ª dose de Hepatite B ( ela é feita na maternidade)  os valores diferentes entre a vacina Poliomielite,Tetravalente e Triplice Bacteriana que não pode ocorrer pois os valores tem que ser igual, no campo menor de um ano da Tríplice Viral ( ocorre somente em caso de bloqueio). Além de ocorrer somas erradas dos dados que acarretam a qualidade pois esses dados são transferidos para o boletim de movimento de imunobiológicos do SI-AIU, podemos visualizar na figura 4 e 5.

Figura 4: Erros boletim mensal de movimento de imunobiológicos (feito manualmente)

Figura 5: Erros no boletim mensal de doses aplicadas (feito manualmente)


   Já na tabulação do boletim mensal de movimento de imunobiológicos a dificuldade dos profissionais é muito elevada, pois esse boletim é complexo e de difícil entendimento. E apenas um número errado pode acarretar todos os dados da vacina, tendo de ser corrigido pelo o digitador dos Sistemas do PNI, a grande dificuldade dos profissionais na tabulação do boletim esta na falta de conhecimento, pois cada campo de preenchimento tem um conceito como vamos ver a seguir;

Estoque anterior: Registrar a quantidade de doses de cada imunobiológico, por tipo de enfrascagem, restante do mês anterior ao do relatório.
Doses recebidas: Registrar a quantidade de doses de cada imunobiológico, por tipo de enfrascagem, recebidos no mês a que se refere o relatório.
Doses distribuídas: Registrar a quantidade em doses de cada imunobiológico, por tipo de enfrascagem, distribuída no mês a que se refere o relatório.
Atenção: Este campo deve ser preenchido somente por serviços que distribuem imunobiológicos, ou seja, Centrais de Rede de Frio ou similares.
Doses utilizadas: Registrar a quantidade em doses de cada imunobiológico, por tipo de enfrascagem, utilizada no mês em curso.Este item se refere ao número de doses cujo frasco foi aberto para uso, tendo sido utilizado na totalidade ou não.Para padronização, o número de doses deve ser registrado no momento em que o frasco é aberto.
Doses transferidas: Registrar a quantidade de doses de cada imunobiológico, por tipo de enfrascagem que foi remanejada (transferida) para outro serviço.Geralmente, esse procedimento é feito quando existe um excedente de imunobiológico que pode suprir a necessidade de outro local.Atenção: Não confundir doses transferidas com doses distribuídas para setores.
Perda por quebra de frascos:Registrar a quantidade de doses de cada imunobiológico, por tipo de enfrascagem, perdida em decorrência da quebra de frascos.
Perda por falta de energia: Registrar a quantidade de doses de cada imunobilógico, por tipo de enfrascagem, que sofreu alteração de temperatura pela ocorrência de interrupção no fornecimento de energia elétrica aos serviços que armazenam estes produtos.
Perda por falha no equipamento: Registrar a quantidade de doses de cada imunobilógico, por tipo de enfrascagem.
Perda por validade vencida: Registrar a quantidade de doses de cada imunobilógico, por tipo de enfrascagem, que foi perdida por expiração do prazo de validade (informado no rótulo do produto).Não confundir com a validade do frasco após aberto.
Perda por procedimento inadequado:Registrar a quantidade de doses de cada imunobiológico, por tipo de enfrascagem, perdida em decorrência de erros nos procedimentos técnicos padronizados.
Exemplos: contaminação do frasco/ampola de imunobiológico,diluição errada do imunobiológico, esquecimento do frasco/ampola do imunobiológico fora da geladeira, deixou a porta da geladeira aberta. acondicionamento inadequado de imunobiológicos.
Perda por falha no transporte: Registrar a quantidade de doses cada imunobiológico, por tipo de enfrascagem, que foi perdida durante o processo de transporte.
Exemplo: demora na entrega dos imunobiológicos, violação das caixas térmicas (isopor) usadas no transporte, displicência dos motoristas que transportam os imunobiológicos, sem o devido cuidado para a não exposição ao sol ou demora na entrega.
Perda por outros motivos: Registrar a quantidade de doses de cada imunobiológico, por tipo de enfrascagem, que foi perdida por quaisquer outros motivos ainda não relacionados.
Exemplo: frascos sem rótulo impossibilitando a identificação do produto, desvio, liófilos sem diluente (sem condição de reposição) Etc.
Saldo indisponível: Registrar a quantidade de doses de cada imunobiológico, por tipo de enfrascagem, que embora esteja no estoque, não pode ser utilizado temporariamente.
Exemplo: suspenso para uso, aguardando definição.
Saldo disponível: Registrar a quantidade de doses de cada imunobiológico, por tipo de enfrascagem, que se encontra no estoque em condições de utilização (liberados para uso).
Doses solicitadas: Registrar a quantidade de doses de cada imunobiológico, necessária para o atendimento das ações da rotina, intensificações e/ou campanhas previstas para o mês seguinte.

   Os profissionais se confundem muito com o campo de doses utilizadas, eles transferem os dados que esta no boletim mensal de doses aplicadas, mas algumas vacinas isso nao pode acontecer, como a vacina BCG ela vem em ampola multidose com 10 doses e seu prazo de validade é de 8 horas, Exemplo a Unidade de Saúde Campo Largo localiza na região rural, por esta ser uma região rural sua movimentação de pacientes é pouca, então vamos entender melhor essa situação!
   Em um dia X chegou uma paciente às 8:00 horas para realizar a vacina BCG a técnica de enfermagem abre o frasco e aplica a vacinas, as 16:00 horas desse mesmo dia não compareceu mais nenhum paciente para fazer essa vacina, o período das 8:00 às 16:00 horas da um total de 8:00 horas esta vacina tem de ser descartada. Então neste frasco foi utilizado 10 doses e aplicado 1 dose, porém as 16:40 chegou um paciente para aplicar vacina BCG, e esta Unidade de Saúde fecha as 17:00 horas, mas temos os princípios da  jrurídicos da integralidade da saúde, é adequado o profissional não negar ou solicitar para que o paciente venha no outro dia para aplicar, o profissional terá de aplicar essa vacina. Enfim nestes dia essa unidade de saúde aplicou 2 doses da vacina e utilizou 20 doses ( foram perdas técnica 18 doses).
   Esse novo aplicativo vai trazer muitos benefícios, pois os dados fornecidos iram ter mais qualidade, erros iram diminuir, o conhecimento das vacinas vão aumentar pois além de ser um aplicativo para tabulação ele é uma material didático trazendo todas informações atuais de cada vacina, aplicativo de facil acesso, não precisa fazer download pois esta compactado no software windons excel.


APLITAB-VACINAS
"Aplicativo para tabulação de dados dos boletins mensais de vacinas"

Definição do APLITAB-VACINAS: É um aplicativo para tabulação de dados dos boletins mensais de vacinas, realizado no software Windows Excel. Tem várias formulas de soma, alertas de erros , entre outros benefícios que auxilia o profissional no momento da tabulação evitando erros. Tem os dois boletins solicitados pelo Ministério da Saúde, o boletim mensal de doses aplicadas que alimenta o sistema API e o boletim mensal de movimento de imunobiológicos que alimenta o Sistema AIU.

Atenção: O APLITAB-VACINAS não é um sistema informatizado, ele é um aplicativo que ajuda o profissional a realizar o boletim, onde após esse formulário digitado pode ser encaminhado para regional de saúde e para secretaria de saúde por e-mail ou impresso como podemos ver na figura

APLITAB-VACINAS
" Boletim mensal de movimento de imunobiológicos"


Figura 6 :Boletim mensal de movimento de imunobiológicos, na versão do APLITAB -VACINAS




APLITAB-VACINAS
" Boletim mensal de doses aplicadas"



 Figura 7 :Boletim mensal de doses aplicadas, na versão do APLITAB -VACINA





   Para conhecer todas as  funções do APLITAB-VACINAS assista o vídeo introdútorio postado nesse blog, nele apresenta todas as funções deste aplicativo.